terça-feira, 5 de março de 2013

Cordel: Patativa do Assaré

Foi doutor em poesia

É memória no Nordeste
faleceu no mês de julho
nasceu, viveu no sertão
aqui falo com orgulho
foi pequeno agricultor
e também um cantador
não gostava de barulho.


Como poeta da roça
ele não pode escapar
plantou milho e feijão
e fava sem reclamar
com a enxada na mão
chamava o seu irmão
vamos logo trabalhar.


E quando estava plantando
vinha logo inspiração
fazia então suas rimas
tinha memorização
e na mente ele guardava
assim ele declarava
bem humilde pé no chão..


Um homem autodidata
como poeta nasceu
mas trabalhou muito em roça
e nunca se arrependeu 
com a sua roçadeira
cuidou até da roseira         
da formiga defendeu.

                                            
Falou de reforma agrária
pra o povo brasileiro
que não tinha onde plantar
e vivia sem dinheiro
queria o seu direito
e trabalhar com respeito
como amigo, companheiro.

        
Patativa do Assaré
um poeta brasileiro
foi bastante elogiado
confesso, pro mundo inteiro
um vate reconhecido
jamais será esquecido
foi dito no estrangeiro.


O sertão de carne e osso
o poeta Patativa
certo dia retratou
com muita expectativa 
foi poeta singular 
da cultura popular
dito pela comitiva.


Com o dom que Deus lhe deu
seguiu bem a sua sina
e jamais ele negou
inspiração Nordestina
nos seus versos, nos poemas
e com variados temas
nos deixou sua doutrina.

                                             
Patativa foi filósofo
poeta, compositor
falava a linguagem culta
portanto foi professor
usou linguagem matuta
na roça, na sua luta
um poeta agricultor.

Apresentação

 
Açaré

Açaré! Meu Açaré!
Terra do meu coração!
Sempre digo que tu é
O lugá mio do chão.
Me orgúio quando me lembro
Que tu também é um membro
Do valente Ceará.
P´ra mim, que te adoro tanto,
Te jurgo o mio recanto
Da terra de Juvená.


Foi aqui, foi nesta Serra
De Santana, onde nasci,
Qua da água de tua terra
A premêra vez bebi.
Nesta Serra, eu pequenino,
No meu vivê de menino,
Tão inocente, tão puro,
Dei as premêra passada,
Triando as tuas estrada
No rumo do meu futuro.


Patativa do Assaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário