quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore


O que é Folclore?

     Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
    O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.

     O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

    O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
                                                    Bloco de maracatu em Olinda

   O conceito de folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria.

    A Procissão do Fogaréu é um exemplo de manifestação cultural de Goiás.

  O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil.

                                    Brincadeira de Roda

             


Pé de Moleque

 Ingredientes
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 xícaras de amendoim (torrado e sem pele)
Modo de Preparo
  1. Derreta o açúcar, cuidando para não queimar e não ficar bolinhas
  2. Colocar devagar o leite condensado
  3. Em seguida, o amendoim, mexa até desprender da panela
  4. Passar margarina na pia e despejar
  5. Depois de frio, cortar em quadrados


Nenhum comentário:

Postar um comentário